Todo ouvidos: Ray Charles e o melhor da música em ritmo e emoção, Rhythm & Blues
por Homero Nunes
I never wanted to be famous.
I only wanted to be great.
Ray Charles
De paletó e óculos escuros, sentado ao piano, balançando o corpo, Ray Charles se tornou um monstro da música americana. Todo ouvidos, o cantor ficou cego na infância e superou seus limites com muito som e atitude, aguçando a audição em musicalidade, contornando a dureza da vida em criatividade. Pobre, negro, cego, Ray Charles rompeu com o determinismo da estratificação racial e de classes cantando a música dos pobres e negros – gospel, blues, jazz, soul -, transformando-a em música universal. Misturou os sons, compôs as letras e soltou a voz, rouca e marcante, com elegância, sentimento, carisma e talento. Showman, Ray Charles foi um artista genial, que soube extrair o melhor da música: ritmo e emoção, rhythm and blues.
Ray, o filme
Hollywood lançou, em 2004, o filme Ray, sobre a vida do cantor. A biografia foi estrelada por Jamie Foxx, que ganhou o Oscar de melhor ator pela interpretação de Ray Charles no cinema. Com uma ótima caracterização de época, o filme recompõe passagens da vida e tramas musicais, enredando a música ao contexto social e histórico que forjou o caráter e a criatividade de Ray Charles. Desde os problemas de visão que o levaram à cegueira, aos problemas com as drogas, desde os casos amorosos, aos acasos profissionais, a cinebiografia apresenta um Ray Charles lutador, torto e direito, humano. Na trilha, como esperado, os grandes sucessos e muita música de qualidade. R&B.
Ô-Gênio: Ray Charles Live in Brasil
Está disponível em DVD a histórica apresentação de Ray Charles no Brasil, em São Paulo, 1963, transmitida pela TV Excelsior. Em preto e branco, na íntegra do que foi transmitido na época, inclusive com as propagandas. Um barato!
Músicas imperdíveis de Ray Charles:
Hit the Road Jack
Unchain My Heart
I Can’t Stop Loving You
Georgia On My Mind
Mess Around
What I’d Say
I Got a Woman
Ruby
e muitas mais…