Cinema loser! O sucesso dos irmãos Coen em filmes de fracassados

por Homero Nunes
“Na vida, o importante é fracassar”
Nelson Rodrigues
Fracassados, vagabundos e esquisitões são os ladrões de cena nos filmes dos Irmãos Coen. Uma coleção de losers sem noção que povoa um cinema incorreto e ácido, com humor inteligente que corrói a película. Desencaixados num universo em que tudo conspira contra, no qual tudo dá errado de alguma forma, personagens estranhos e fracassados lutam perdidos contra o acaso, diante de uma condição humana implacável e sem sentido.  Batendo forte no sonho americano, críticos e crus, Ethan e Joel Coen fazem sucesso com filmes sobre o fracasso: comédias de erros e dramas tragicômicos sobre o imponderável da vida.
 
Quando o filme vier assinado pelos irmãos Coen, assista. Mesmo quando eles são ruins, ainda são ótimos. Recomendo:
Fargo
1996
A história de um fracassado que contrata fracassados para sequestrar a própria mulher. São investigados por uma doce e estranha policial grávida enquanto enfrentam uma sucessão de imprevistos em meio a muita neve e caipiras sem noção.
O Grande Lebowiski
1998
The Dude, o cara, é um jogador de boliche preguiçoso e indolente, muito fracassado, que é jogando numa trama caótica cheia de outros fracassados e esquisitões sem noção.
E Aí Meu Irmão, Cadê Você?
2000
A odisseia (inspirado na de Homero) de fracassados fugitivos da cadeia durante a grande depressão americana, nos anos 30, dançando conforme o acaso, perseguidos por policiais, cachorros e um xerife sem noção.
Compensa também:
Bravura Indômita (2010)
Queime Depois de Ler (2008)
Onde os Fracos Não Tem Vez (2007)
O Amor Custa Caro (2003)
O Homem que Não Estava Lá (2001)

Sobre os autores

Acompanhe