Religulous: blasfêmia e sacrilégio em um documentário comédia

por Homero Nunes
por Wilson Zaidan

Religulous é um documentário escrito e protagonizado pelo comediante Bill Maher. Como o nome já indica – um trocadilho entre Religion (religião) e Ridiculous (ridículo) – o documentário abusa do sarcasmo e da ironia para questionar, examinar e debater religiões organizadas e monoteístas, principalmente aquelas calcadas na bíblia.
Maher viaja pelo mundo, visitando e entrevistando representantes e fiéis dos mais diversos backgrounds. Sua rota possui destinos como Jerusalém, o Vaticano, a famosa Speaker’s Corner (um pequeno espaço destinado ao livre debate, situado no Hyde Park, em Londres, constantemente visitado por seguidores e pregadores da cientologia) entre outros.


Sua lista de entrevistados – os alvos da ironia ácida do comediante – é composta por figuras excêntricas e membros de grupos religiosos como pastores evangélicos, ex-homossexuais, fiéis, padres, ex-judeus, convertidos, etc. Maher também visita a Holy Land – não aquela pros lados de Israel e Cisjordânia, mas sim, o parque temático cristão localizado em Orlando – Estados Unidos. Difícil de acreditar não é!? O documentário aborda outros absurdos do mundo religioso, mas prefiro evitar spoilers.
Na produção do filme, o falso título A Spiritual Journey (uma jornada espiritual) foi usado para conseguir as entrevistas, o que deixa os entrevistados ainda mais espantados com a natureza das questões levantadas por Bill Maher.  Cortes e edições especiais são a cereja do bolo, que dá o acabamento para o caráter de humor.
Maher ainda aproveita a oportunidade e utiliza as contradições dos próprios entrevistados para fazer uma sutil crítica à sociedade do consumo, ao racismo e à política americana.


Trailer:
Teaser de uma entrevista: 
Religulous (2008)
Director: Larry Charles
Duration: 101 min
Stars: Bill Maher, Tal Bachman and Jonathan Boulden


Sobre os autores

Acompanhe